Bips e erros na inicialização do computador

Hoje é o último dia para entrega daquele relatório importante no qual você ficou trabalhando até tarde da noite. Você acabou de acordar e vai dar uma última olhada para saber se está tudo em ordem antes de imprimi-lo. Liga o computador e… nada!!!

Ele até dá sinal de vida, mas se recusa a carregar o Sistema Operacional ou até mesmo exibir alguma coisa no monitor. Como sempre os problemas acontecem nas piores horas. Calma. Sem pânico. Seu trabalho ainda pode ser salvo. Primeiro precisamos identificar o que aconteceu com o computador.

Antes de sair desmontando todo o micro é bom verificar se o causador do problema não é um mau contato na conexão do vídeo ou mesmo nos cabos,
filtros de linha ou estabilizadores. Aproveite e veja também se o monitor está ligado e não apresenta problemas em seu funcionamento.

O próprio micro pode fornecer algumas dicas do que está acontecendo. Ele faz isto através de sinais sonoros (bips) gerados pela BIOS (um programa “embutido” na placa-mãe, o primeiro que é carregado quando você liga o computador). Nas placas-mãe mais novas estes bips foram substituídos por uma voz digitalizada que, literalmente, “diz qual é” o problema.

Em relação aos bips, existem vários fabricantes de BIOS no mercado. Assim, estes sinais podem variar um pouco de máquina para máquina. Em caso de dúvida, consulte o manual da placa-mãe do computador. As BIOS mais encontradas no mercado brasileiro são Award ou AMI. Nestes casos vamos ver alguns indicadores de problemas mais comuns.

Para a BIOS AMI: um bip curto, três bips curtos ou um bip longo e três curtos significam problema de memória; dois bips curtos, erro de paridade de memória; cinco bips curtos, erro no processador e um bip longo seguido de dois bips curtos ou oito bips curtos significam problema com a placa de vídeo.

Já para a BIOS Award: um bip longo é igual a problema de memória RAM; um bip longo seguido por dois bips curtos ou um bip longo seguido por três bips curtos, problema com a placa de vídeo; bips contínuos altos e baixos significam problema com o processador e bips baixos contínuos
comunicam aquecimento do processador.

Para os problemas de memória e placa de vídeo retire, e reinsira, os módulos nos slots. Isso provavelmente vai resolver os problemas de mau contato. No caso de erro no processador a situação é mais séria e é preciso um técnico para solucionar o problema.

Outros erros também podem acontecer durante a inicialização do computador, mas estes são mostrados no vídeo como: Keyboard Error or Keyboard not present (a BIOS não conseguiu encontrar o teclado) ou HDD Controller Failure (a BIOS não conseguiu contato com a controladora de discos).

Agora ficou mais simples identificar os problemas que podem impedir que seu computador funcione corretamente.

Gostou? Alguma dica? Ainda está com dúvidas? Deixe seu comentário.

Fonte: Imaster